domingo, 21 de fevereiro de 2016

O Regresso




É incrível como podemos passar anos apreciando uma obra sem fazer a conexão com seu autor. Por anos eu admirei o filme 21 gramas (uma excelente dica para quem não conhece), sem saber que pertencia a Iñárritu, o mesmo vem ganhando notoriedade desde o ano passado, quando conquistou várias estatuetas, inclusive de melhor filme, com Birdman, e apesar de ter falado em posts anteriores que a única coisa que valeu a pena do filme foi a atuação de Michael Keaton, uma coisa não se pode negar: o mexicano é mestre na arte de surpreender, com ele não tem clichês e roteiros prontos, tudo é inovador, e é um sopro de ar fresco diante de tanta mesmice que ronda Hollywood.
Então, regressando para o Regresso, espera-se tudo do diretor, menos mais do mesmo, pode até ser que você não goste deste tipo de filme (do qual eu carinhosamente chamo de filme de cavalo, aqueles que envolvem mocinho, bandido e índios), pode até ser que você odeie filmes de violência explícita (muitas vezes assisti as cenas do filme pensando o quanto aquilo tudo era muito Tarantino), e pode até ser ainda que você ache muito chato um filme com poucas falas (apesar de eu achar Mad Max incrível), mas uma coisa é unânime: em filmes assim, os atores fazem toda a diferença, e aqui, todos os chapéus tem que ser tirados para o Leonardo DiCaprio, eu queria evitar que este post fosse tendencioso, cheio de empolgação de fã mas, não dá, porque ele está, perdoe o palavrão, foda demais. Ele leva o filme, assim como o Cristiano Ronaldo leva a seleção de Portugal inteira. O Cara, esse cara é ele descobri isso Roberto Carlos, come carne mesmo sendo vegetariano, fez as cenas no frio intenso sem luvas para demonstrar realidade e merece todos os prêmios que vem conquistando com sua atuação e se, por ventura e por birra (seria a única explicação), ele não ganhar o Oscar esse ano, não importa, um gênio nunca deixa de ser gênio pela falta de um prêmio. Veja no futebol, por exemplo, o Zico, considerado por muitos o melhor jogador de sua época, nunca ganhou uma Copa do Mundo. Vinícius de Morais e seus poemas melódicos nunca ganharam um Nobel de Literatura e, por fim, um dos maiores diretores que já existiu, Alfred Hitchcock, nunca ganhou um Oscar, porém, qualquer um desses é mais lembrado do que qualquer um que tenha tirado o prêmio deles, e isso é escrever o nome na eternidade. Prêmio fica empoeirado em uma estante, a genialidade atravessa gerações, então, mesmo que o tão sonhado Oscar não venha pra você no dia 28 de fevereiro DiCaprio, você já escreveu seu nome em nossos corações, você é um gênio, filantropo e milionário, mesmo não sendo um Homem de Ferro e nem de Oscars.


Indicações ao OSCAR: Melhor filme, Melhor ator para Leonardo DiCaprio, Melhor diretor, Melhor design de produção, Melhor fotografia, Melhor figurino, Melhor efeitos visuais, Melhor montagem, Melhor ator coadjuvante para Tom Hardy, Melhor edição de som, Melhor mixagem de som e Melhor cabelo e maquiagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário