sábado, 23 de janeiro de 2016

Buenos Aires - Argentina

Fundos da Casa Rosada

"Don't cry for me Argentina. The truth is I never left you. All through my wild days my mad existence. I kept my promisse, don't keep your distance"

Basta por os pés na Argentina e você já ouve esta música no fundo do seu inconsciente, para quem não sabe esta música faz parte do filme Evita, que conta a história de Eva Perón, uma das mais populares primeira dama da América Latina (fica a dica de movie).
Basta colocar o segundo pé e você já está dançando tango como se fosse o último tango em Paris (só que em Buenos Aires).
Na Argentina, que é palco de inspiração para diversos filmes, se respira história e patriotismo. Então, meu tour foi recheado de coisinhas culturais.
Me hospedei próximo ao Obelisco, monumento em comemoração ao quarto centenário de fundação da cidade, uma ótima localização por estar próximo aos pontos turísticos da capital hermana.
Obelisco

O primeiro dia foi dedicado ao centro histórico, com a primeira parada na Plaza de Mayo, onde localiza-se a Casa Rosada, palácio presidencial e cenário da icônica cena de discurso de Eva Perón, retratada em forma de canção no filme da Disney e cantarolada por nada menos que a diva americana Madonna. O nome Casa Rosada deve-se ao fato de o monumento estar próximo à uma região de muita umidade, a portuária, e para evitar a deterioração da tinta nas paredes, na época, era adicionado sangue animal na tinta, conferindo assim um aspecto rosado ao prédio, é claro, não se assustem, que hoje em dia ele é rosado de forma sintética.
Retrato de Eva Perón no interior da Casa Rosada

Próxima a Casa Rosada fica a Catedral, pois se Deus é brasileiro, o papa com certeza é argentino e após sua coroação o lugar onde ele realizava suas missas como bispo, tem cada vez mais visitantes, além de ser um lugar monumental e magnífico.
Com a manhã cheia de cultura histórica, a tarde foi dedicada às artes no lindo bairro de Palermo, cheio de jacarandás floridos em plena primavera. As vistas foram realizadas no MNBA (gratuito) e no MALBA, uma pausa para falar de uma realização pessoal: conhecer o quadro Abaporu de Tarsila do Amaral, ver ao vivo algo que eu só via através das minhas apostilas escolares me arrancou lágrimas de felicidade.
Abaporu - Tarsila do Amaral (MALBA)

O segundo dia foi dedicado à região de Puerto Madeiro, área portuária e recém vitalizada, onde o histórico encontra o moderno. Pois assim é Buenos Aires, um caldeirão de mistura do convencional e do cosmopolita. Nessa área tem o museu Fragata Sarmiento (entrada gratuita), que vale a visita, um navio encalhado no cais que virou um interessante museu náutico, uma boa dica para quem tem crianças, certamente elas vão adorar.
Museu Fragata Sarmiento

O último dia foi dedicado às compras e shoppings, afinal, com o real valendo quatro vezes mais, tem que ser aproveitado. Uma dica esperta: não troque o real pelo peso argentino no Brasil, troque na Argentina ou use o real mesmo em algumas lojas pois o câmbio por lá é bem mais vantajoso.
O que eu posso dizer da minha viagem para Argentina é que voltei com a mala cheia de vinhos e alfajores e, bem mais rica: de conhecimento.
Mais um carimbo no passaporte e uma certeza: a de querer voltar pois, foram poucos dias para muita Argentina. 
Casa Rosada

Nenhum comentário:

Postar um comentário