quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Inferno - Dan Brown


Eu coloquei um dia desses em uma das minhas redes sociais que, qualquer coisa que incentive os jovens a conhecer a obra de Dante Alighieri é uma boa pedida. 
Assim como o último livro de Dan Brown, existem inúmeras obras inspiradas na Comédia, a divina. Deixa eu explicar, o nome a Divina Comédia (o qual vocês com certeza conhecem se habitam o planeta Terra), foi colocada depois de vários estudiosos chamarem a obra de Dante de divina. A obra do italiano é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso, a junção das três é denominada Comédia (pois assim eram chamadas as obras daquele tempo que tinham finais felizes). Por ser uma obra inigualável, tornando-se mais tarde uma das maiores obras literárias de todos os tempos, muitos estudiosos a chamavam de divina. Portanto, hoje a conhecemos como a Divina Comédia de Dante Alighieri.
Retomando meu raciocínio anterior, Inferno é mais uma obra baseada no poema de Dante, mais especificamente no poema que dá nome ao livro. Antes de mergulhar no suspense do autor de Código da Vinci eu li pela primeira vez o poema considerado o melhor da Divina Comédia e, devo dizer a vocês que fez toda a diferença, pois com o conhecimento que eu tinha da obra, a leitura ficou muito mais interessante, então, ponto para Dan Brown se ele conseguir fazer com que jovens se interessem por obras mais clássicas. Apesar, de epopeias serem consideradas leituras muito difíceis fez toda a diferença uma edição que comprei que vinha com uns comentários abaixo que ajudavam o leitor a entender esta obra magnífica.
Outra virtude do Brown é que ele consegue te transportar para os lugares da história e no final você acaba fazendo mil planos para conhecer todos os países citados no livro, porque você quer vivenciar os passos do protagonista, é como fazer uma leitura 3D, então mais um ponto para alguém que incentiva algo tão incrível que é viajar.
E mais um gol de placa para encerrar o jogo porque ele te faz ir atrás de todas as obras de arte citada no livro, e quando você vê você está procurando no Google se aquilo existe mesmo e de quebra acaba ganhando uma coisa muito importante: conhecimento.

Nota 10 para Dan Brown. Nota 1000 para você se conseguiu se interessar por tudo realmente que o livro se propôs. Ainda há tempo, o filme logo logo irá estrear no cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário