quinta-feira, 12 de março de 2015

Birdman ou A virtude inesperada da ignorância




Começo o post dizendo que sempre achei Michael Keaton um péssimo ator, desde Batman, que apesar de ser um dos meus filmes favoritos da saga DC Comics, possui uma atuação de protagonista tão fraca que foi totalmente ofuscada pelo Coringa de Jack Nicholson, e quando comparo com o melhor homem morcego que já existiu nas telonas (Christian Bale), a situação de Keaton me parece ainda pior. E, antes que alguém venha me dizer: Qual é? E Beetlejuice? Com conhecimento de causa de quem teve a infância nos anos 80/90 posso dizer que Os fantasmas se divertem é mesmo o máximo, e isso se deve mais ao roteiro fantástico do que à atuação de Keaton propriamente dita. Além disso, tenho certa dificuldade em julgar a interpretação de alguém com a cara pintada, quando olho Beetlejuice vejo Beatlejuice e não o Michael, assim como quando eu vejo o Capitão Sparrow não consigo ver Johnny Depp, é quase como se Beetlejuice fosse uma entidade, um personagem próprio que assim como Gollum não tivesse um ser humano de carne e osso por trás. Difícil de explicar, eu sei, mas quem sente o mesmo irá entender exatamente do que estou falando.
Porém como os ditados: O mundo dá voltas; Quem está por cima hoje, amanhã não está mais; Quem desprezou hoje, amanhã é desprezado e por aí afora, são totalmente verdadeiros e ouso dizer baseado em experiências reais, Michael Keaton literalmente queimou minha língua, eu me rendo, o Sr. Keaton é um ator digno de Oscar. Falando em Oscar vamos destrinchar os prêmios que o Birdman ganhou da academia: Melhor roteiro original – Um filme que conta a trajetória de um ator que vivenciou o auge do sucesso interpretando um super-herói e que agora luta para ser considerado um ator de verdade interpretado por Michael Keaton parece mais uma biografia não autorizada do que uma originalidade; Melhor fotografia – Apesar de não ter visto O grande hotel Budapeste na íntegra, o pouco que vi mostra uma fotografia muito mais bonita e peculiar do que Birdman; Melhor direção – Me desculpe, mas quem dirige um filme de 12 anos merece muito mais esta categoria do que um que dirigiu um take só e finalmente melhor filme – Achei que depois de Beleza Americana nenhum filme superaria no quesito pior filme ganhador do Oscar, me enganei. E eis seus prêmios, 4 no total de 9 indicações.
Mas, pera, o melhor do filme, a atuação de Michael Keaton, que fez a humilde escritora deste blog tostar suas papilas gustativas não ganhou o Oscar? Pois é, Sr. Keaton, eu me rendi a você mas, a academia não. São uns trouxas, se isso lhe consola.




Indicações ao Oscar: Melhor filme; Melhor diretor; Melhor ator; Melhor ator coadjuvante; Melhor atriz coadjuvante; Melhor roteiro original; Melhor fotografia; Melhor edição de som e Melhor mixagem de som.
Oscar: Melhor filme; Melhor diretor; Melhor roteiro original e Melhor fotografia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário