terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Morte Súbita - J K Rowling


As aparências enganam.
De noite, todos os gatos são pardos.
Nem tudo que reluz é ouro.
Nem todo branco é farinha.

São muitos os ditados sobre aparências.
Muitos são os personagens dessa trama.
E como dizia Márcio Greyck: "Aparências nada mais sustentaram nossas vidas"
E aparências, nada mais, é o tema deste livro.
A primeira impressão que tive foi a de que este livro teria sido escrito por qualquer pessoa que não a autora de Harry Potter, me surpreendeu, portanto, ponto pra ela. Não por ela não ter talento, isso ela provou ao mundo que tem de sobra mas, pela matéria totalmente divergente da série infanto-juvenil.
Em seu primeiro romance para adultos, atenção aos pais que em um deslize pode deixar o livro ir parar na estante de seus filhos muito jovens para esse tipo de leitura, Morte súbita é complexo, profundo, triste, caótico, e muito real. E por isso mesmo, assustador.
Sabemos que toda ficção, apesar de aterrorizante, no final têm-se o seguinte consolo: ah, é só ficção, mas esta ficção podia ser tão real que dá medo. Mais um ponto para a autora, que consegue fazer um livro para o público adulto à altura do cliente (desculpa, mas tenho que abrir esse parêntesis para esclarecer, quando digo à altura do cliente ou sem brincar com nossa inteligência, estou comparando com uma certa obra literária modinha destinada ao público mais crescidinho intitulada Cinquenta tons de cinza).
Depois de ler o meu parêntesis, pode esquecer este livro que eu citei, e corre atrás de Morte súbita, vai valer mais a pena, deixa pra ver a versão filme do filme modinha, assim você perde menos tempo.
Morte súbita é literalmente como uma morte súbita, inesperada, rápida, só que a literária tem uma vantagem: ela faz muito bem.
Finalizo, fazendo coro com a personagem Krystal e indiretamente com a autora J K Rowling para perguntar pra Rihanna e Jay Z, que raios significa o trecho inicial de Umbrella:
"Uh,huh,uh,huh, Rihanna...
Good girl gone bad -
Take three -
Action.
No clouds in my storms...
Let it rain, I hydroplane into fame
Comin' down with Dow Jones..."

"Uh, huh, uh, huh, Rihanna...
Garota boa que virou má -
Tomada três -
Ação.
Não há nuvens na minha tempestade...
Deixa chover, eu hidroplano para a fama
Caindo junto com Dow Jones..."

Kristal nunca tinha entendido aquela letra... É Kristal, nem eu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário