quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Jogo da Imitação


Alan Turing Pai da Ciência da Computação.
John Nash ganhador do Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel.
Eu já tenho um queridinho do Oscar 2015, por enquanto.
Hoje, abri minha temporada pré Oscar assistindo um filmaço: O jogo da imitação, desculpa a palavra não tão elaborada: filmaço, mas não encontro outra para expressar minha reação ao assistir o filme. A mesma reação que tive anos atrás ao assistir Uma mente brilhante (meu filme favorito), por isso a comparação acima.
Dois matemáticos, duas histórias fantásticas, dois cientistas excepcionais, duas mentes brilhantes. Por favor Hollywood, precisamos de mais filmes como esses em nossa telona.
Infelizmente, como nem tudo são rosas, ambos os filmes tem uma pitada de tristeza que incomoda o coração, especialmente Jogo da Imitação. Neste caso, saber que a condição sexual de alguém ofuscou todo bem trazido à humanidade, é no mínimo revoltante, no mínimo.
E por isso precisamos que mais histórias como essa sejam contadas, pois não só de balas e torpedos vivem as vitórias. Mais uma razão para minha torcida por este filme no Oscar, sei que nossa velha academia adora filmes de guerra, sobretudo os que ressaltam o heroísmo americano, mas espero pacientemente que a academia um dia me surpreenda, e seria fantástico se fosse agora com este filme. Sei que Jogo da Imitação indiretamente fala sobre guerra, mas mais do que isso, é um filme sobre ciência, sobre humanidade, sobre um homem, sobre um ser humano, que merecia ter sido lembrado em vida como um herói. Mas, se o pano de fundo da guerra for o motivo para que a academia conceda alguma premiação para esta preciosidade, eu não me importo.
Falando em Oscar e Ciência, mal posso esperar para ver a Teoria do Tudo.
Por enquanto tudo está para O jogo da imitação.
Simplesmente tudo: o drama, as risadas, a ciência, a guerra, a interpretação, espero que estejam também as estatuetas.
Para finalizar, destaco a melhor cena, em minha humilde opinião cinematográfica/científica, que é quando Turing tem o insight que o leva a decifrar o Código alemão chamado de Enigma e em um êxtase de alegria declara que o amor acaba de derrotar a Alemanha. Não as balas e os torpedos, mas o amor. Delicado e sublime, como os filmes ganhadores do Oscar devem ser.





Indicações ao OSCAR 2015: Melhor filme, melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro adaptado, melhor edição, melhor design de produção e melhor trilha sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário