segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

O apanhador no campo de centeio - J D Salinger



Este foi meu pedido de amigo secreto ano passado: O apanhador no campo de centeio, na época estava às voltas com o simpósio sobre comportamento criminal. Acho que já posso ter comentado por aqui antes a minha mais nova ambição profissional: conter um pouco do mal que habita este mundo. Para isso comecei a fazer cursinho para passar em concurso, me inscrevi em congressos a respeito, iniciei minha maratona de Criminal Minds e foi então, em um episódio qualquer da terceira temporada que descobri que este é o livro favorito dos serial killers.
Por isso pedi de amigo secreto, pois precisava ler para entender mais, principalmente o porquê. Acho que essa é a grande questão. De vez em quando a sociedade monstrualiza demais um assassino porque para a maioria de nós seria inconcebível um ser humano cometer este tipo de coisa.
Ao começar a leitura, peguei meu inseparável marca texto e uma grafite e sempre que encontrava algo que, de alguma forma, me ajudava a entender eu fazia uma nota de rodapé ao lado. Apesar do incessante avanço da sociedade no que tange à mente humana, algumas questões são mesmo complicadas de entender, até porque se entendêssemos completamente talvez nem estivéssemos aqui. Porém, quem trabalha na área ou, como eu, gostaria de ingressar nesta área, é uma leitura obrigatória.
Considerando ainda, que o livro encontra-se listado entre os 1000 livros para ler antes de morrer, deveria estar na cabeceira de qualquer um. É um livro denso, muitas vezes pesado, quebrado em alguns trechos por certo humor negro, mas, a mensagem é um pouco desesperadora, a de que talvez qualquer um de nós esteja susceptível a este tipo de comportamento, talvez seja esta a causa de ser um livro tão importante para eles, os assassinos em série. Em outro episódio de Criminal Minds, uma agente fica preocupada, pois ela percebe depois da resolução de um caso que, é possível qualquer um de nós sofrermos um surto psicótico em virtude de alguma situação extremamente traumatizante. Atualmente, estou lendo As vantagens de ser invisível, no qual o personagem da história cita o Apanhador no Campo de Centeio e parece haver um elo entre as duas histórias, mas isso é conversa pra outro post.

Ps. o post já estava finalizado quando achei uma matéria interessante do O globo sobre a influência desta obra pelo mundo pop, vale a pena dar uma espiada, segue o link: http://oglobo.globo.com/cultura/o-apanhador-no-campo-de-centeio-de-jd-salinger-referencia-em-filmes-musicas-ate-3061362

Nenhum comentário:

Postar um comentário