sábado, 27 de dezembro de 2014

Bastardos Inglórios, Clube da Luta, Almas Gêmeas, Corra Lola Corra, O escafandro e a borboleta e O espião que sabia demais

Pelo título deu pra perceber, que tirei o livro 1001 filmes para ver antes de morrer da poeira do meu armário e resolvi adiantar um pouco as coisas pro meu lado pois ainda nem assisti a metade da lista do meu livro. Então, aproveitei estes dias de folga pós Natal e mergulhei na onda cinematográfica.
Falando em Natal, o meu foi um pouco estranho, é assim quando se está longe da família e, depois que eu cresci esta data é um pouco melancólica demais para mim, sinto até saudades de crer no Papai Noel... Então, munida de lasanha congelada, petit gateau industrializado e um pacote de MM's fui assistir Bastardos Inglórios na noite de Natal. Confesso que foi uma escolha um tanto estranha assistir um filme violento sobre nazistas, cuja especialidade era matar judeus na noite em que um deles nascia para salvar o mundo a 2000 anos atrás. Entretanto, parecia que Deus queria frustrar meus planos pois o filme não rodava de jeito nenhum mas, exatamente à meia noite, em meio aos fogos de artifícios, lá estava eu assistindo os Inglórios, existem filmes do Tarantino que eu gosto mais como Kill Bill e Django, aliás o papel de Brad Pitt era pra ser de Leonardo DiCaprio mas, o mesmo não pôde aceitar devido a outros trabalhos, seria uma cereja do bolo do meu Natal, mesmo sem Léo o filme é muito bom, é Quentin nada mais, então é sempre bom.

No dia seguinte, coloquei minha Budweiser pra gelar e escolhi um filme que há tempos tentava assistir e nunca conseguia, Clube da Luta, sei que não é nada feminino mas, lá estava eu de Bud na mão gostando à beça de um filme de porrada, então como a primeira regra do jogo é nunca falar sobre o Clube da Luta, e a segunda regra é nunca falar sobre o Clube da Luta, passo para o próximo da lista.

Alma Gêmea de Peter Jackson, um filme tão surreal que nem parece baseado em fatos reais, lá eu já podia ver traços de um Jackson que nasceu pra colocar em telonas as obras fantasiosas de J. R. R. Tolkien, sinceramente eu não sei o que este filme tava fazendo nesta lista mas, devo ressaltar que Kate Winslet estava inusitada e fantasticamente ótima, talvez valha só pra dizer que você é cult e conhece a obra de Peter além da Terra Média.

Então, saiamos da terra de elfos e hobbits e vamos correr, pois o próximo filme, que aliás é alemão, é surpreendente e vale todos os minutos corridos, com exatamente 81 minutos de filme para contar uma história que se passa em 20 minutos, o que o torna impressionante pois ele te prende do início ao fim no melhor estilo Jack Bauer, só que Jack tem 24 horas pra salvar o mundo, Lola só tem 20 minutos.

Restando apenas 20 minutos, vamos encurtar em 20 linhas e passar pro próximo: O escafandro e a borboleta, um filme francês sobre a história real do editor da Elle Magazine que no auge da fama e dinheiro sofre um derrame que o deixa paralisado da cabeça aos pés, a única coisa que não parou foi seu olho esquerdo, sua imaginação e criatividade, um filme perturbador, angustiante e profundo, nos faz realmente repensar nossas vidas, é meio clichê mas é isso, dinheiro, realmente não é tudo nesta vida...

E pra encerrar a maratona, um filme no melhor estilo britânico, esqueça 007, O espião que sabia demais desbanca qualquer Sherlock Holmes, não quero dar spoilers, basta dizer que têm-se um elenco britânico de primeira estirpe, numa história sutil de espionagem do mais alto escalão de inteligência, não deixe essa inteligência secreta, você não é Lola mas devia correr para assistir este filme agora mesmo.

Freilos, bye, au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário