quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O hobbit - J. R. R. Tolkien/Filme


Quando assisti Senhor dos Anéis pela primeira vez, fiquei encantada com a reprodução do universo Tolkien proporcionado por Peter Jackson, até hoje não li os livros, o que é um tremendo vacilo de minha parte, agora sei, depois de assistir o Hobbit e ler o livro.
Resolvi que iria ler o livro aos 15 minutos finais da prorrogação, já nos acréscimos do juiz, ou seja, quando já tinha assistido os dois filmes (Uma jornada inesperada e A desolação de Smaug) e uns dias antes da estreia de A batalha dos cinco exércitos.
De cara, logo após o primeiro filme, percebi claramente que Hobbit poderia ser transmitido na íntegra, com uma riqueza extraordinária de detalhes em dois filmes. Mas Peter optou pela modinha atual para se ganhar dinheiro em Hollywood: picotar um livro em várias partes e fazer brotar uma trilogia que movimentará rios de dinheiro. O resultado? Uma sucessão de enfoques em histórias e personagens que nem existem na história idealizada por Tolkien, como o romance da elfa com o anão (Tolkien deve estar se revirando no túmulo por conta disso) e o que era de verdadeiramente relevante para a saga (como a pedra Arken) foi deixada solta no ar.
Graças a Nossa Senhora dos Leitores, sou uma devota apaixonada dos impressos e resolvi ler o livro e, agora percebo que o mérito não é de Peter Jackson e sim de J.R.R. Tolkien, pois seus livros são verdadeiras películas impressas, todos os detalhes estão lá para serem explorados pelos produtores cinematográficos, não precisaria de mais, nem de menos, idealmente concebido para ser admirado sem pecar pelo excesso, e o Sr. Jackson se fosse um ser mitológico, seria Baco, o deus do excesso, tente assistir sua versão de King Kong sem se perguntar uma única vez que horas o filme irá acabar.
Então meus caros seguidores, mesmo sabendo a história toda por conta de ter assistido os filmes, antes vamos dar um pouquinho de mérito ao filme, pois o mesmo no que tange a efeitos especiais está impecável, corra pras livrarias e garanta sua coleção Tolkien, acredito que você irá se surpreender mesmo tendo conhecimento da trama, e eu irei garantir meu volume único de Senhor dos Anéis agora mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário