domingo, 21 de dezembro de 2014

Garota Exemplar - Gillian Flynn






A primeira vez que ouvi falar em Garota Exemplar foi quando no cinema apareceu na telona o trailer com o Ben Affleck e imediatamente pensei: Esse filme é bom, quero assistir, apesar de não gostar tanto das interpretações do Ben mas, este papel caiu como uma luva para ele e depois explicarei o porquê.
Com a ocupação do dia a dia, o tempo passou, eu esqueci do filme e então meses depois, mais precisamente na Black Friday, na qual eu enfrentei uma fila de mais de uma hora para comprar alguns livros, vi o livro ali, na promoção, pertinho de mim, com a capa do filme, gritando: Me leva, me leva.
No outro dia, entediada pesquisando assuntos aleatórios na internet, vi um link de um site que listava os livros para se ler antes de assistir o filme em 2014 e voilá, ali estava ele na lista. Garota Exemplar. Então, não podia mais perder tempo. comecei a ler o livro.
O interessante, antes de tudo, é que sempre leio, antes da história em si, a contra capa do livro, onde em poucas linhas a editora descreve o autor, e a minha surpresa é que a autora é uma jornalista aposentada, assim como Stieg Larsson (Trilogia Millenium), e desde Lisbeth e cia, um livro de suspense não me prendia tanto a ponto de querer devorar todas as folhas no mesmo dia como Garota Exemplar. Algumas noites, muitas vezes a única hora que tenho para ler, eu ficava com os olhos querendo fechar e então ía no banheiro, passava uma água no rosto só para aguentar ler a história mais um pouquinho.
O chato é que, e não só em Garota Exemplar, os títulos em português contam muito mais da história do que eu gostaria. E o final do livro foi meio revoltante, não ruim, revoltante pois, eu escolhi um lado para torcer.
Agora vamos ao querido Ben, nunca gostei muito de suas atuações, pois ele me parece frio, distante, meio sem expressão, tremo só de pensar em ver ele como Batman, meu herói favorito, e para o papel de Nick Dune estas características caem como uma luva, portanto não poderia ter sido outro ator a interpretá-lo, totalmente convincente, e a atriz que interpreta Amy foi uma bela surpresa, como um recheio de chocolate no meio do bolo.
Depois, óbvio fui assistir o filme, e é , um pouco mais de duas horas e meia eletrizantes, apesar do final ligeiramente diferente, talvez eu goste mais do livro, não porque gosto mais dos livros sempre, também mas, porque eu escolhi um lado pra torcer.
Vou encerrar, plagiando as palavras da revista Time sobre o livro: "O retrato de um casamento tão aterrorizante que vai fazer você passar um bom tempo pensando em quem realmente é a pessoa que está ao seu lado na cama".
Só mais uma coisinha, eu deduzi uma parte da história mas, é porque tenho lido demais Sidney Sheldon e outros, bem como assistido demais séries de investigações, tenho até uma teoria sobre este livro, que vou colocar logo abaixo porque contém spoliers, nem por isso a história é previsível e maçante, de jeito nenhum.
*ATENÇÃO, o conteúdo a seguir contém spoiler:

A minha teoria é de que, seria possível realizar um exame de datação da escrita do diário de Amy para constatar que o mesmo foi escrito a um ano e não anos atrás como ela quer transparecer na história. É apenas uma teoria, na prática não sei como seria a complexidade disto, mas a equipe de investigação poderia ter focado no diário, quando foi comprado e etc, então para mim é a única ponta solta do livro, mas como eu disse posso estar lendo e assistindo coisas sobre investigação demais...


Nenhum comentário:

Postar um comentário