sábado, 1 de fevereiro de 2014

A menina que brincava com fogo - Stieg Larsson


Obsessão.
Em séries, filmes, livros, na vida.
Em tudo sempre fui um pouco obsessiva. Não basta apenas ler, precisa viver. Não basta apenas viver, tem que se jogar.
Então, quando começo um livro, depois de me embriagar com o cheiro de suas páginas novas, eu vivo cada personagem. Seu estilo, suas músicas, uma outra vida.
Parece obsessão, e é. E se o autor cita bandas logo eu faço download e escuto até o fim dos tempos, pelo menos dos tempos do livro.
Foi assim com tantos outros, foi assim com a Menina que brincava com fogo, que logo no início, antes de eu me enredar nas teias da trama, cita o filme sueco Lilya 4-ever, parei tudo que estava fazendo e fui atrás do filme, que serviu como prato de entrada para o que estava por vir. E como nas outras vezes, não me arrependi nenhum pouco, pois os filmes europeus nunca são perca de tempo, idem para os livros. E eu não sou alternativa, apreciadora de uma história extraordinária talvez.
Mas, como toda entrada, por mais magnífica que seja, nunca aplaca a fome como o prato principal, devorei as folhas deste livro como um verdadeiro banquete divino.
Não era apenas Lisbeth que brincava com fogo, a cada frase lida, eu me consumia em chamas, a fim de adquirir um pouco de luz para cada noite escura conseguir ler um trecho do livro até o final, e como qualquer fogo, consumiu rápido demais a ponto de nas últimas frases, já de fôlego preso, eu pensar, como que olhando pras cinzas: "tudo já se encontra consumido"?
A vida é consumida rápida demais, como as páginas de um livro, como a vida desse autor extraordinário que consumiu-se aos cinquenta anos, vítima de um ataque cardíaco fulminante.
Tive que encolher minhas mãos várias vezes ao olhar a sequencia na minha estante, pois dois sentimentos lutavam dentro de mim: a curiosidade de vislumbrar o final desta história e o luto de ver mais uma saga chegando ao fim, como o fogo de uma labareda que finalmente se transformou em cinzas...

*abaixo segue o trailer do filme sueco Lilya 4-ever



Nenhum comentário:

Postar um comentário