terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A culpa é das estrelas - John Green



Eu sou um efeito colateral. Uma granada prestes a explodir e detonar tudo que cerca. E nem tenho uma doença terminal. Talvez eu seja a própria doença, ou talvez a culpa é somente das estrelas... Sempre se tem alguém para se culpar... Ou algo... Ou o universo...
Não sou Hazel Grace, porém me identifico com ela, uma leitora genial com interesse incidental em programas de televisão. É uma boa definição...
Hazel tinha como melhor amigo um escritor que nem sabia que ela existia... Eu tenho como melhor amigo algo próximo... Meus livros.
E como me identifico com eles e com os seres que os habitam. Sejam eles humanos ou não...
Na minha vida, muitas vezes só me vejo cercado de hamartia. E eu sou o personagem da tragédia... Há uma hamartia que ainda martela dia e noite em minha mente tribulada... Mas como diz o livro favorito do Augustus: o preço do alvorecer é o sangue.
Essa certa hamartia que citei, tem uma razão de existir, pois há um certo atrativo nas histórias que terminam. E se não dá para terem um fim, então pelo menos deveriam continuar indefinidamente... E concordo, com diploma de experiência, quando o autor diz que esse é o problema da dor. Ela precisa ser sentida. E como eu sinto, dia após dia, noite após noite...Talvez tenha sido deixada na areia com as ondas batendo em mim sem poder me afogar... E a cada ida e volta do mar vejo a imagem em negativo de coisas sendo unidas pelo vento e depois indo pelos ares...
Como eu e você...
Este infinito, talvez tenha sido maior que os outros... E dói...
Assim a aurora se transforma em dia. Nada que é dourado fica.
As marcas que os seres humanos deixam são, com frequência, cicatrizes. Não dá pra escolher se você vai ou não se ferir nesse mundo, mas é possível escolher quem vai feri-lo. Eu aceito as minhas escolhas.
Espero que um dia você aceite as suas...
Esse livro tá recheado de sentimentos que trago aqui dentro. Por isso só posso encerrar esta nota de uma forma.
Em determinado trecho do livro, Augustus e Hazel decidem que a palavra Ok será o pra sempre deles.
Então OK, este é o meu final pra você, pra sempre... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário