quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Os suspeitos





Antes mesmo de seriados e filmes de investigação criminal serem uma mania internacional, capazes de alavancar pretensões à carreira policial, povoavam na cabeceira de muitos aficionados por leitura policial, livros como os de Agatha Christie.
E quando um gênero torna-se uma febre, proliferando em diversas salas de cinema, difícil é separar o joio do trigo. Desfilam-se, assim, uma sucessão de roteiros enfadonhos e previsíveis para serem alojados na prateleira do estilo CSI, por serem mais do mesmo, disponíveis apenas pelo motivo de: não era isso o que você queria ouvir? Ou ver?
É nesse panorama que surge “Os suspeitos”, diferente dos livros, são poucos os filmes que conseguem serem inovadores nessa área, podemos enumerar sem maiores problemas os que conseguem alcançar o patamar de SEVEN – Os sete pecados capitais, justamente porque os melhores estabeleceram um patamar quase Herculóide a ser alcançado.
Então, vamos aos suspeitos. O roteiro inicia predestinado a ser mais um. Desaparecimento, crianças, o investigador obstinado, o pai devotado, a busca incessante, algumas prisões de respiração da plateia. Porém, o que começa como um drama pontuado de elementos clássicos ao estilo Sherlock Holmes, torna-se, em um piscar de olhos em um filme digno de ser notado e anotado no bloco de anotações do melhor detetive. O único ponto de incômodo foi o final, em parte pela sensação de... Pera aí... Acabou?
Uma das pistas mais contundentes para a aclamação do público e da crítica, provavelmente seja as interpretações. Jake Gyllenhaal nos presenteia, mais uma vez, anteriormente atuou no filme Zodíaco, só que trocando de peles, o cartunista desta vez torna-se o policial obstinado. E a doce surpresa, com uma interpretação nada doce, temos Hugh Jackman, que pelo menos para mim deixou de ser apenas o ator que interpreta Wolverine. Sendo que, jamais poderia deixar de fora, a interpretação do então novato para os meus olhos, mas com a interpretação de um veterano: Paul Dano.
Roteiro. Elenco. Interpretação. Suspense. Emoção. Drama. Elementos de um grande clássico investigativo. Não poderia ter outra fórmula senão a do sucesso. Elementar meu caro Watson, disse Holmes ao assistir Os suspeitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário