domingo, 2 de junho de 2013

O horror de Dunwich - H.P. Lovecraft



"Lovecraft preparou o terreno pra mim, como já havia feito para outros; é a sombra dele, tão longa e esguia, e seus olhos, tão escuros e puritanos, que pairam sobre quase toda a ficção de horror importante escrita desde então."

Palavra de Stephen King, não minhas.
E palavras de rei são decretos.
Só isso seria o suficiente para qualquer leitor de horror moderno ter a ficção de Lovecraft como leitura obrigatória. Só isso foi o suficiente para mim. Então, a próxima vez que você ouvir de alguém "Eu sou fã de histórias de terror" faça a seguinte pergunta "Você conhece Lovecraft?" Se a resposta for negativa, os créditos da pessoa caem pela metade. E a pessoa pode se sair com a máxima: "Mas eu adoro Stephen King" nada seria mais óbvio, pois todos amam, inclusivem os não tão fãs assim de ficção de terror.
Quando surrupiei o livro de um amigo, que tinha recém comprado o livro, um dos meus motivos para tal desatino, era simplesmente que um autor que pudesse influenciar um outro de nome tão grandidoso quanto o de Stephen não poderia passar despercebido por mim.
E meu amigo comprou tal livro pois sua mãe, que é formada em letras, e da qual eu possuo profunda admiração por seu conhecimento literário, fez um estudo da literatura Lovecraftiana, para o qual acabo de inventar uma nova palavra na língua portuguesa. O mesmo é digno de tal nota.
E quando eu penso nos livros que já li sobre o gênero, consigo perceber  H.P. em cada um deles, como uma marca d' água.
 E o mais surpreendente é que este registro acontece em literaturas extremamente atuais como a coleção de Diários do Vampiro escrita por L.J. Smith (http://www.pipocorn.blogspot.com.br/2012/09/diarios-do-vampiro-meia-noite.html), coleção esta que deu origem à série americana de estonteante sucesso denominada The vampire diaries. Fell's Church poderia muito bem ser Dunwich. Os malachis nada mais que as criaturas invocadas por Whateley, um menino de tez escura com feições de bode. 
Leiam os dois em paralelo, você até poderia cogitar um plágio mas não, são apenas influências.
Assim como na música, Michael Jackson ifluenciou cada cantor que se preze que tenha surgido depois...
Lovecrat teve o mesmo feito na literatura.
Saudemos H.P. Lovecraft, o rei da literatura de horror. Palavras minhas mas, que com certeza seriam reforçadas por Stephen King.


Nenhum comentário:

Postar um comentário