sábado, 16 de março de 2013

Cantando na Chuva


Folheando as páginas do meu livro 1001 filmes para ver antes de morrer meus olhos esbarram em Cantando na Chuva, e ao contemplá-lo, é inevitável questionar como um filme de 1952 pode ser influenciador quanto o filme de Gene Kelly.
Óbvio seria dizer que Cantando na Chuva é reverenciado como o melhor de seu gênero, e o melhor, de uma forma direta ou indireta, sempre se faz presente nos filmes subsequentes. 
Mas o alcance de Cantando na Chuva não se resume em musicais.
Fazendo um pequeno salto para a última página do meu livro, temos o vislumbre do que estou falando. O ano é 2011, o filme O artista, o ganhador do Oscar de melhor filme conta a história da transição do cinema mudo para a era das películas com som, Cantando na Chuva tem basicamente o mesmo tema, e se O artista e Jean Dujardin puderam brilhar tantos anos depois, não seria exagero afirmar que foi graças à Cantando na Chuva, vale ressaltar que o filme de Gene Kelly foi recebido com uma certa indiferença e passou quase em branco pelo Oscar, o fato de a academia não resistir aos encantos do filme ganhador do Oscar de 2011 deve-se ao antecessor de 1952, era quase que um reconhecimento atrasado de uma obra prima.
 E mesmo quem nunca assistiu Cantando na Chuva, uma vez na vida assistiu a clássica cena do filme em que o protagonista tomado de amor canta e dança na chuva, o que poderia ter inspirado uma certa cantora pop recitar em seu refrão chiclete: under my umbrella. E a ligação entre Singning in the rain e Umbrella não foi percebida apenas por mim, o seriado americano Glee, em um episódio denominado The substitute, faz um mash up de Singing the rain e Umbrella. E se a homenagem não está tão clara assim nesse mash up, o mesmo não pode-se dizer da apresentação, no mesmo episódio, da música Make em laugh, uma reapresentação perfeita da cena original do filme.
Falando em cantar e dançar na chuva, como esquecer a capa amarela de Gene Kelly e cia logo no início do filme? Alguma mera coinscidência anos depois com Dicky Tracy?
E as influências deste filme não param em filmes e seriados musicais mas, também em programas de televisão, um de meus programas favoritos chamado So you think you can dance um dia fez uma coreografia baseado na cena Good Morning em que os três protagonistas fazem a clássica cena de dança no sofá, e se transformamos o sofá em cadeira temos Britney Spears com Stronger nos modernos anos 90.
Exageros a parte? Talvez.
Inegável é dizer que Cantando na Chuva influenciou cada obra que tenha a pretensão de ser musical, seja na tv, no próprio cinema e até mesmo na música.
Esqueça seu guarda-chuva, o bom é cantar e dançar na própria chuva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário