terça-feira, 17 de abril de 2012

Titanic


Na noite do dia 14 de abril de 1912, o transatlântico mais famoso do mundo saiu da superfície das águas do Atlântico Norte para a história ao se chocar com um iceberg durante sua viagem inaugural. Com aproximadamente 2.500 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, tornando-se assim, uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos.
O fascínio pela história do Titanic provém desde a época do acidente, pois o navio possuía algumas das mais avançadas  tecnologias disponíveis da época e uma experiente tripulação, além de ser concebido como inafundável. O trágico desfecho da viagem resultou em um frenesi dos meios de comunicação em torno das lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, algumas dessas lendas foram utilizadas por James Cameron em seu filme: como a orquestra que permaneceu tocando até o navio submergir no fundo do oceano; o boato de que o capitão colocou o navio a todo vapor para mostrar a velocidade do transatlântico, já que todos conheciam sua grandeza; os portões da terceira classe que supostamente foram fechados pois não havia botes suficientes para todos a bordo. O fato é que a verdade permanece apenas com as pessoas que fizeram parte dessa viagem.
Um novo documentário produzido pela National Geographic Channel, intitulado "Titanic - A verdadeira história?" que foi exibido no dia 8 de abril de 2012 pelo canal de tv por assinatura, mostra uma nova teoria do pesquisador  Tim Matlin a cerca dos motivos que levaram o RMS Titanic para o fundo do Atlântico. Maltin detona alguns mitos a cerca da tragédia e estabelece uma explicação científica para o que aconteceu naquela madrugada do dia 15 de abril.
James Cameron não foi o primeiro cineasta a falar sobre o Titanic, houve uma película de 1955 intulada A night to remember de Walter Lord, e não irá ser o último, já que depois de 1997 (ano de estréia do filme de Cameron) houve outros filmes e séries sobre o tema, mas certamente foi o único a rebatar multidões, pois conseguiu agregar roteiro, atores, atrizes, efeitos especiais, tudo isso embalado pela melodiosa voz de Celine Dion. O filme é realmente um fenômeno de público e crítica, que o digam as onze estatuetas douradas conquistadas no OSCAR.
Um sucesso de bilheteria em 1997 e em 2012, já que as filas do cinema crescem com pessoas ansiosas por conferir a versão em 3D e que na minha opinião não decepciona, o filme nasceu para ser grandioso e qual grandiosidade seria maior que a versão em 3 dimensões?


Nenhum comentário:

Postar um comentário