terça-feira, 6 de março de 2012

Anjos da Noite - Despertar

Os vampiros rondam o imaginário humano desde o século XIX, época em que o termo tornou-se popular devido a um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frenquentes, como os Balcãs e a Europa Oriental.
A aparência destes seres nas lendas variavam de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição. O arquétipo do vampiro sofisticado e carismático surgiu no romance The vampire de John Polidore, obra influente do gênero que inspirou livros como: Varney the vampire e Dracula.
Porém, a base da moderna ficção sobre o tema, veio com o romance de 1887 de Bram Stoker: Dracula, que foi tranformado em película no ano de 1992 pelo brilhante diretor Francis Ford Coppola, atenção fãs de Crepúsculo, essa é a maior obra de ficção sobre o tema, tanto literária, quanto cinematográfica.
Já o lobisomem têm suas origens em tradições européias, segundo as quais, o homem pode se transformar em lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.
Assim como o vampiro, o homem lobo encontra-se em várias obras do gênero literário e cinematográfico. Destacando a sétima arte, escolho o filme de Benicio Del Toro, O lobisomem, como um dos meus favoritos.
Foi o universo do RPG que transformou estes dois seres mitológicos em inimigos. A editora White wolf expandiu o universo World of darkness (iniciado pelo RPG Vampiro), com o lançamento de RPG Werewolf the apocalypse. Neste RPG, os lobisomens eram agentes de Gaia, ou seja agentes da vida, então, naturalmente, os vampiros, que são mortos, tornaram-se seus inimigos naturais.
Mais tarde, com o primeiro filme da série Underworld, ou no português Anjos da noite, esta nova mitologia foi levada à massa não jogadora de RPG.
A saga começou em 2003 e mostra o conflito entre vampiros e lobisomens que ocorre escondido dos humanos.
Resumidamente, Selene (Kate Beckinsale) é uma caçadora vampira no meio da guerra entre as duas espécies, a protagonista perdeu sua família há anos e a mesma acreditava que os responsáveis seriam os lobisomens, mas na verdade, o reponsável era Viktor, o mais antigo ancião dos vampiros, que quebrava suas regras e se alimentava secretamente de humanos. 
 Depois, a vampira descobre uma ligação com um humano nessa conspiração, que estava sendo perseguido secretamente pelos lobisomens. Sem saber quem é o humano, Selene escapa da mansão onde mora e vai até o apartamento do humano, chamado Michael.
Na mesma noite, Michael é perseguido pelos lobisomens em seu prédio e é mordido pelo líder deles. O resto do filme é concentrado em descobrir que ligação o humano mantém com o mundo dos lobisomens e dos vampiros.
Tudo ia bem com a franquia até o lançamento do quarto filme, anjos da noite - o despertar, este filme seria uma continuação do segundo filme, já que o terceiro é apenas uma volta no tempo para mostrar as origens do conflito.
O filme escorrega no roteiro, que na minha opinião segue desconexo com os filmes anteriores, e numa espécie de sugamento de energias, busca o resgate de uma história que poderia ter se encerrado no terceiro filme.
Os fãs de anjos da noite irão concordar que esse quarto filme deveria ser apagado de nossas memórias e um novo resgate da história poderia ser feito, mas infelizmente o final do filme nos mostra que eles irão continuar com a franquia mesmo com uma sequência tão infeliz quanto o quarto filme mostrou ser... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário