quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional das Mulheres 2012


Neste dia 08 de março de 2012, dia internacional da mulher, me sinto livre para listar o que ver, escutar e ler no dia de hoje.
A lista segue o meu gosto pessoal, porém acredito que agradarão a gregas e troianas.

O que ver:
1. Noites de Tormenta
Começando com o queridinho das mulheres na hora de assistir um filme, pelo menos da minha mãe e da sua também com certeza, Richard Gere estrela este drama romântico intitulado: Noites de Tormenta. O filme é baseado no best seller de Nicholas Sparks, especialista em escrever histórias que encantam qualquer mulher.
Diane Lane estrela o papel de Adrienne, cuja vida está um caos e por isso busca refúgio para seus problemas na pousada de uma amiga. Durante uma tempestade ela conhece o Dr Flanner (Richard Gere) e em um fim de semana mágico os dois buscam consolo nos braços um do outro.

2. Sex and city
Baseado em um dos seriados de maior sucesso sobre o universo feminino, a primeira história da série levada para as telonas mostra os preparativos para o casamento da protagonista Carrie Bradshaw, interpretada pela atriz Sarah Jéssica Parker. Uma boa pedida para quem é fã ou não da série.

3. Maria Antonieta
Dirigido por Sofia Coppola, um sopro de ar fresco no cenário cinematográfico, o filme Maria Antonieta é uma biografia sobre a monarca, interpretada pela atriz Kirsten Dunst, mais incompreendida da França. Aliás, existem apenas dois filmes que eu adoro com essa atriz, o outro também é dirigido por Sofia. Porém, falo sobre isso mais tarde.

4. Noiva Cadáver
Mulheres não apenas gostam de comédias românticas, gostamos também de roteiros inusitados como os filmes do universo de Tim Burton. Em um resgate de suas raízes cinematográficas o diretor acerta em cheio com Noiva Cadáver.

5. Bonequinha de luxo
Para as mulheres mais tradicionais, que suspiram ao pensar que os tempos bons não voltam mais, aqueles tempos da áurea era de Hollywood, irão adorar Bonequinha de luxo. Protagonizado por uma das mulheres mais lindas do cinema Audrey Hepburn, o filme conta a história de uma acompanhante de luxo que sonha em casar com um homem rico e ser atriz em Hollywood.

6. Olga
Enaltecendo o cinema nacional, escolho o filme idealizado e dirigido por Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais sobre a alemã, judia e comunista: Olga Benário Prestes. Um sucesso de bilheteria e majistralmente interpretado por Camila Morgado.

7. Uma linda mulher
Por que não assistir este clichê da Sessão da Tarde? Seja pela história de amor com final feliz de um milionário e uma prostituta, seja pela trilha sonora, seja pelo belo figurino de Julia Roberts, seja por Richard Gere.

8. E se fosse verdade
Dificilmente gosto de comédias românticas, porém este filme estrelado por Mark Ruffalo e Reese Whiterspoon vale cada risada. Divertido, romântico e uma história de amor nada convencional.

9. Kill Bill
Já dizia o ditado: No amor e na vingança, as mulheres são piores que os homens, Uma Thurman que o diga neste sensacional filme do diretor Quentin Tarantino. Uma história de amor, vingança e muita ação.

10. As virgens suicidas
E aqui está o segundo filme de Kirsten Dunst que eu gosto, como disse anteriormente. Este filme é a estréia da diretora Sofia Coppola, o que mostra que talento pode ser mesmo herdado via DNA, para quem não sabe a mesma é filha do diretor Francis Ford Coppola. O filme enfoca os Lisbon, uma família próspera e saudável que sofre uma decomposição após o suicídio da personagem Cecília, interpretado pela atriz americana.

O que ler:
1. Comer, rezar e amar - Elisabeth Gilbert
Começo a lista com um sucesso mundial com mais de 4 milhões de exemplares vendidos. O livro narra a história da própria escritora Elisabeth Gilbert em sua busca pelo prazer, espiritualidade e amor.

2. Mulheres que mudaram o mundo - Gabriel Chalita
Nada como assistir ou ler uma biografia, e este livro do escritor brasileiro é uma verdadeira fonte de inspiração. Histórias compiladas de mulheres fortes, pioneiras mas, acima de tudo mulheres. Destaco a vida de Marie Curie, a minha favorita dentre as relatadas pelo livro.

3. Por que os homens fazem sexo e as mulheres fazem amor? - Allan e Barbara Pease
Um dos poucos livros do gênero auto ajuda que me captou a atenção. Os escritores, casados na vida real, escrevem de modo divertido e honesto as diferenças entre homens e mulheres. Um livro para ler sozinha ou acompanhada, com pouca ou idade avançada.

4. O doce veneno do escorpião - Bruna Surfistinha
Recentemente adaptado para o cinema, o livro é um relato sobre a vida da garota de programa Raquel Pacheco, que durante a época em que vendia seu corpo adotou o nome Bruna Surfistinha. Para se ler por curiosidade, ousadia ou simplesmente como ensinamento de vida.

5. Laços de família - Clarice Lispector
Para as mais românticas, depois de tanta ousadia com o livro anterior, por que não suspirar por um dos contos de Clarice Lispector?

6. Doidas e santas - Martha Medeiros
Falando em contos, este livro deveria ser o de cabeceira para toda mulher. A escritora brasileira têm o dom de escrever sobre mulheres e para mulheres. Esta é mais uma obra de Martha, que coleciona sucessos como: Divã (adaptado para o cinema em 2009). E seguindo o sucesso do livro, Doidas e santas tornou-se sucesso de bilheteria do teatro nacional trazendo a talentosa Cissa Guimarães como protagonista.

7. O diabo veste Prada - Lauren Weisberger
Quando o livro é bom, é sucesso de vendas, quando o livro é excepcional, é sucesso de bilheteria mundial. Diabo veste Prada foi adaptado para o cinema em 2006 e se tornou sucesso de público e crítica, em grande parte devido ao talento de Meryl Streep, então se o filme é bom... O livro é imperdível!!!

8. O mundo de Sofia - Jostein Gaarder
Apesar de ser um livro de filosofia, é um livro maravilhoso, e parte de eu gostar da disciplina deveu-se a esta obra norueguesa que já se tornou um clássico da literatura mundial. A história gira em torno de Sofia, que em seu aniversário de 15 anos começa a receber bilhetes anônimos que a questionam sobre o ser e de onde viemos. O mistério é o ponto de partida deste romance que vem conquistando milhões de leitores em todo mundo desde que foi lançado.

9. A desistória de Chapeuzinho Vermelho - Lólio Oliveira
Não poderia faltar nesta lista um conto de fadas, e para sair da rotina que tal um conto de fadas às avessas? Nessa história a avó de Chapeuzinho é assassinada. De maneira divertida, o autor tece um romance capaz de prender todas as atenções, a questão central é descobrir quem é o assassino, qual o motivo e quantas pessoas estavam presentes.

10. Dom Casmurro - Machado de Assis
Como deixar de fora de qualquer lista uma obra deste gênio da literatura brasileira? Concordo com a escritora Lígia Fagundes Teles, Capitu é uma das personagens femininas mais marcantes da literatura mundial. A história gira em torno em saber se a protagonista cometeu ou não adultério, e cada vez que leio tenho uma perspectiva e uma opinião diferente. Genial.

O que ouvir:
Deixo que cada música fale por si mesma.
1. Run the World - Beyoncé


2. Material Girl - Madonna


3. Independent Women Part.1 - Destiny Child


4. I touch myself - Divinyls


5. Pagu - Rita Lee


6. Malandragem - Cássia Eller


7. Man! I feel like a Woman - Shania Twain


8. Infinito Particular - Marisa Monte


9. Lady Marmalade - Christina Aguilera, Lil'Kim, Mya e Pink


10. If i were a boy - Beyoncé


Escolha o que ver, o que ler, o que ouvir e feliz dia das mulheres!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário