sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

A guerra dos tronos


"A guerra dos tronos é a mais importante obra de fantasia desde que Bilbo encontrou o anel"
Não encontrei definição melhor para a obra de George R.R. Martin do que a da revista SF Reviews.

Comparações são inevitáveis e alguns fãs mais ardorosos hasteam sua bandeira listando porque uma obra seria melhor do que a outra.
A obra de Martin e Tolkien são semelhantes apenas porque: são livros do mesmo gênero, a fantasia. E são duas obras primas escritas por gênios da literatura fantástica. Ponto. 
As comparações param por aí.
Como seres humanos sentimos a necessidade de rotular, classificar e até mesmo colocar em duelo grandes obras, em uma espécie de duelo de titãs.
Estratégia errada. A verdade é que, na literatura fantástica existe um antes de Tolkien e depois de Martin... A.T. e D.M.
E situando-me em depois de Martin destrinchei um livro de 587 páginas em menos de um mês, pois o autor têm essa capacidade e, mesmo com uma literatura densa, cheio de personagens é impossível não mergulhar nesse mundo e esquecer a realidade. Realidade essa que Martin retratou tão bem em seu universo paralelo, pois guerra dos tronos é uma crônica fictícia do jogo de poder que existe aqui mesmo, no século XXI.
Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R.R. Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.
Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.
É por isso que Guerra dos Tronos é único...
E imperdível...
Agora, a fúria dos reis me aguardam...
E como minha mente é minha arma preciso mantê-la afiada...
O inverno está pra chegar...
(Fonte de pesquisa: Guerra dos Tronos - George R.R. Martin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário