domingo, 26 de fevereiro de 2012

84th Academy Awards


No dia 26 de fevereiro de 2012, às 21:30, horário de Brasília, direto do Kodak Teatre, em Los Angeles Califórnia, a maior premiação do cinema mundial iniciou mostrando uma entrevista com as mães dos indicados das principais categorias do OSCAR: melhor ator e atriz, todas elas, mamães orgulhosas dos filhos astros.
Antes de deixar duas dessas mamães ainda mais orgulhosas, Tom Hanks entra para apresentar os primeiros prêmios da noite: Melhor Fotografia:
A invenção de Hugo Cabret.
Melhor direção de arte:
A invenção de Hugo Cabret.
E o filme com o maior número de indicações deste ano, inicia a cerimônia arrebatando os dois primeiros prêmios. Deixando-me ainda mais ansiosa por assistir mais uma obra prima de Martin Scorsese.
As lindas Cameron Diaz e Jennifer Lopez sobem ao palco para entregarem os prêmios feitos sob medida para as duas:
Melhor figurino:
O artista.
Melhor maquiagem:
Dama de ferro.
A encarregada para anunciar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro foi Sandra Bullock que anunciou como vencedor o filme Separação - Irã. Sem surpresas, apesar de a academia premiar um país inimigo da América: o Irã, o que não tira o mérito do filme, que foi rodado em um local aonde, infelizmente, o governo persegue seus cineastas.
O próximo da noite foi Christian Bale para premiar a Atriz Coadjuvante:
Octavia Spencer - Histórias Cruzadas, conforme o esperado, a atriz fez um papel especialmente escrito para ela pelo diretor do filme, seu amigo, e foi merecidamente aplaudida de pé pelos presentes na cerimônia.  
Seguindo a noite veio a categoria de Melhor Montagem:
Millenium - os homens que não amavam as mulheres, uma pequena surpresa desta noite, aliás os responsáveis pela montagem deste filme, especialmente difícil de ser editado pelo ritmo do roteiro, venceram ano passado com o filme Rede Social.
Seguindo o prêmio de melhor montagem, veio as categorias técnicas:
Edição de som e mixagem de som:
A invenção de Hugo Cabret,  e o filme de Scorsese engloba as duas categorias, fazendo crescer a minha vontade de assisti-lo o mais rápido possível.
E como em um documentário ao vivo Robert Downey Jr e Gwyneth Paltrow apresentaram a categoria Melhor documentário:
Undefeat, inédito nos Estados Unidos, conta a história de um time de futebol americano que busca a glória apostando as fichas no treinador Bill Courtney.
Para anunciar Melhor animação, o animado e divertido Chris Rock:
Rango, o favorito e vencedor do Emmy, aliás na época do lançamento fiquei curiosa para assistir a dublagem do camaleão Jonhy Depp, porém perdi e agora está na lista de filmes para assistir em DVD, agora que ganhou o OSCAR foi para a sessão de obrigatórios.
Mais uma categoria técnica da noite, e foi a vez de Efeitos Visuais:
A invenção de Hugo Cabret, o quinto da noite para o filme, aliás o responsável pelos efeitos deste filme, já tinha ganhado o OSCAR com o filme Titanic, que este ano será lançado em 3D.
Vencedora ano passado, Melissa Leo veio para apresentar Melhor Ator Coadjuvante:
Christopher Plummer - Toda forma de amor, com este prêmio se tornou o ator mais velho a ganhar um OSCAR, e como era de se esperar foi aplaudido de pé.
E para não perder o ritmo da noite a categoria Melhor Trilha Sonora Original:
O artista, pois o filme mudo tem trilha sonora...
E chegou a hora de nossos corações tupiniquins baterem mais forte na categoria Melhor Canção Original:
Infelizmente não deu para Real in Rio, ganhou Man or Muppets, uma injustiça pois musicalmente a canção de Sérgio Mendes é muito superior, mas a academia literalmente "puxou" a sardinha pro seu lado, os Estados Unidos.
Anjelina Jolie não poderia ficar de fora da premiação, por isso introduziu as categorias que privilegiam os roteiristas, os escritores da sétima arte:
Melhor Roteiro Adaptado:
Os descendentes, como era previsto, o filme leva o seu primeiro prêmio da noite.
Melhor roteiro Original:
Meia Noite em Paris, merecidíssimo, o roteiro deste filme é sensacional, pena que os ganhadores não estiveram presentes para receber esta honraria.
Um longo elenco, o do filme Missão madrinha de casamento, adentrou ao palco para anunciar as seguintes categorias:
Melhor Curta:
The shore, mais uma premiação esperada... O filme, inspirado nas pessoas da Irlanda do Norte, conta uma história sobre volta ao lar.
Melhor Curta Documentário:
Saving Face, sobre mulheres do Paquistão que sofrem atentados com ácido todos os anos e lutam para renovarem seus rostos e suas vidas.
Melhor Curta Animação:
Fantastic flying books of Mr Morris Lessmore, um curta poético sobre a importância dos livros.
Michael Douglas apareceu para anunciar um importante prêmio da noite:
Melhor Direção:
Michel Hazanavicius - O artista, o cineasta tornou-se o primeiro francês a ganhar o OSCAR nesta categoria.
Mais uma vencedora do ano anterior para indicar outra categoria, Natalie Portman anunciou:
Melhor Ator:
Jean Dujardin - O artista, o favorito francês levou a estatueta dourada na mesma semana em que perdeu o Ceasar em sua própria terra.
E como a vencedora como melhor atriz de 2011 anunciou o melhor ator, foi a vez do melhor ator do ano passado, Colin Firth, anunciar a Melhor Atriz de 2012:
Meryl Streep, jamais seria injusto um prêmio dado à esta atriz, o terceiro OSCAR de sua carreira é super merecido, ela eleva a interpretação a um novo patamar. Como disse Colin: Mama Mia Meryl!!!
Finalmente, o prêmio mais esperado da noite:
Melhor Filme:
O artista, então tá na hora de conferir o que que o filme francês têm...





Nenhum comentário:

Postar um comentário