quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Under the Dome - Stephen King





Tudo começou como uma promissora série televisiva, no melhor estilo Lost, recheada de mistérios e segredos e, tudo acabou num cancelamento na terceira temporada. É uma pena, para os fãs que queriam saber o que afinal era tudo aquilo e se não compraram o livro acabaram chupando o dedo.
Eu comprei o livro. A espertinha queria saber antes de todo o mundo o que era a redoma, só que para isso eu teria que encarar quase mil páginas. Um mês inteirinho dedicado ao livro e quando mal iniciei a série foi abortada, mas, não me arrependo de ter ido até o fim. O desfecho para mim foi além das expectativas, além de arrancar um pequeno cisco do meu olho. As questões filosóficas e sociais presentes no livro são numerosas, e sinceramente poderia debater com vocês a tarde toda mas, não quero estragar contando o que era a redoma e se ela teve fim. Porém, se você é como eu e se apega aos personagens, se prepare para algumas perdas, algumas não, várias. Game of Thrones parece brincadeira de criança perto da sangrenta batalha que se desenrola abaixo da redoma.
Sendo assim, sem revelar nadica do mistério pra vocês, que terão que ler o livro pra saber, já que não há um futuro próximo para a série, que infelizmente morreu antes de chegar ao melhor de si, conto uma série de coincidências que aconteceram comigo durante a leitura deste livro. A primeira é que comecei a lê-lo no final de outubro e a história se passa exatamente na época do Halloween. Que maravilha, ler o livro na mesma época do acontecimento do mesmo, é para poucos. Depois, tive que dar uma pausa na leitura, pois iria viajar de férias e seria complicado levar essa “enciclopédia” pra cima e para baixo, então tive que pegar um livro mais fininho (Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently  de Douglas Adams foi o escolhido e irá gerar um próximo post) para ler durante os dias de folga e só retornei o Sob a redoma dias atrás, na minha volta, e aí que entra a próxima coincidência, eu voltei com um resfriado ferrenho, que gerou uma tosse por dias e, pasmem, por um motivo que não irei revelar os personagens estavam sofrendo de uma tosse crônica, ou seja, eu estava vivendo ao mesmo tempo em que eu estava lendo as mesmas sensações dos personagens. Totalmente insano. E já, nas folhas finais, bem no momento de ápice e decisão da história, eu estava deitada no meu sofá, prendendo a respiração lendo os instantes finais quando o móvel onde eu me encontrava começou a tremer levemente. Agora imaginem, você está em casa, sozinha, de noite, lendo Stephen King e seu sofá começa a tremer no melhor estilo Exorcista. Eu quase joguei o livro e saí correndo. Quase. O tremor passou, na vida real foi um terremoto que aconteceu no Peru e suas ondas foram sentidas por mim aqui em Manaus, na ficção você irá ter que ler para saber.



Nenhum comentário:

Postar um comentário