domingo, 24 de maio de 2015

A bússola de ouro - Philip Pullman




A trilogia Fronteiras do Universo veio até mim durante a faculdade pelas mãos de uma amiga do laboratório, na época o nosso lazer era indicar livros uma para a outra e emprestar a indicação se fosse possível. Aliás, nossa amizade começou porque um dia nos corredores da faculdade ela me viu lendo O Guia do Mochileiro das Galáxias e pensou: “Essa menina deve ser muito legal”. E entre papos sobre livros ela me apresentou Phillip Pulman e eu me rendi a mais um britânico. Na época eu devorei os dois primeiros livros, A bússola de ouro e A faca sutil, porém em meio aos estudos da universidade, a oportunidade de ler o desfecho da saga se perdeu.
Durante algum tempo, dedicada aos estudos, dei um tempo no meu passatempo favorito. Depois, com o tempo mais livre procurei incessantemente a trilogia completa, pois teria que ler tudo outra vez, já que só me lembrava de flashs da história, porém sem sucesso. Há alguns dias atrás, durante alguns dias de folga na minha cidade, achei a trilogia completa e não pude resistir, comprei os três livros mesmo o preço estando um pouco salgado, mas, não me importei pois tinha uma preciosidade nas mãos.
Lembro vagamente, há alguns anos atrás, que algumas pessoas não gostaram da história, pois, tinham assistido ao filme, originado pelo primeiro livro. Sim, A bússola de ouro virou filme em 2007, estrelado por Nicole Kidman e Daniel Craig, e apesar de o filme não ter me cativado tanto assim, não posso julgar jamais uma história pelo seu filme, afinal A bússola de ouro é diferente de tudo o que já li. O gênero é fantasia, porém não posso comparar com nenhuma história de fantasia existente antes ou depois. A bússola de ouro é única, e é tão singular que, não consigo nem resumi-la para produzir uma sinopse. Espero conseguir convencer os leitores deste blog a lerem este livro apenas com um é bom pra caramba, mas se for possível eu falo até um palavrão, pois, esse livro é f* pra c*...!!!
Mas se isto não basta, posso te dar um mix de tudo o que irá encontrar no livro: fantasia, religião, filosofia, astronomia, cosmologia, universos paralelos, criaturas fantásticas e um ser que nem consigo definir direito o que seja: os dimons, vocês terão que ler pra saber e aposto meu livro como não vão se arrepender, pois esta história é de uma imaginação sem igual, só podia ter sido escrito por um britânico e é por isso que pago pau pra eles, in ifinitum, até o infinito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário