domingo, 24 de fevereiro de 2013

A sombra do inimigo




Os títulos originais dos filmes estadunidenses podem ser reveladores. Ao me dirigir à sala de cinema, confesso que o primeiro impulso para assistir esta película era a presença do ator Matthew Fox, para sanar um pouco do vazio deixado por Lost em meu peito e pela curiosidade em ver um ator que consagrou-se em um papel de mocinho revestir-se de um complexo vilão. Porém ao me deparar com o título original do filme, Alex Cross, qual foi o meu espanto em saber que estava diante de um filme baseado na obra de James B. Patterson.
Façamos as honras, Patterson é um autor americano de romances de suspense, amplamente conhecido por sua série sobre o psicólogo americano Alex Cross, é importante frisar que esta série detetivesca é a mais vendida, deste gênero, em solos americanos. Para quem tem a leve impressão de ter ouvido o nome do psicólogo Alex em algum lugar do universo, não se trata apenas de uma impressão, o personagem já foi para a telona por duas vezes, a primeira em 1997 em que a interpretação coube a ninguém menos que Morgan Freeman, o nome do filme? Beijos que matam, a segunda adaptação foi Along came a spider em 2001.
Voltemos ao filme em questão, esqueça A sombra do inimigo, Alex Cross é o motivo para ir ao cinema, principalmente para os aficcionados, assim como eu, em séries no melhor estilo Crime Scene Investigation, nesta adaptação em questão, a história gira em torno do personagem principal, e esta é a carta na manga do filme, o diferencial, o que liga emocionalmente o telespectador à história que têm diante de si, por diversas vezes o que poderia ser algo totalmente previsível tira o fôlego do mais calejado cinéfilo.
Voltemos à minha causa de ter ido parar no cinema, Matthew Fox não decepciona, assim como no filme Speed Racer em que o ator está completamente dissociado do personagem que o consagrou, A sombra do inimigo coloca o americano em um novo patamar, esqueça o que ele fez na maior série americana de todos os tempos, Fox detém outro tipo de brilho agora.
E para os fãs de Alex Cross em sua versão impressa ou cinematográfica, encontra-se em processo de produção mais um filme deste tão carismático personagem, sob o título provisório de Maximum Ride. Esqueçam Horatio Caine, Alex Cross é o detetive do momento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário