sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sherlock Holmes

A literatura é, como muitos sabem, uma fonte inesgotável de inspiração para os filmes hollywoodianos. E em, se tratando de Sir Arthur Ignatius Conan Doyle, o pai do detetive mais perspicaz de todos os tempos, essa fonte é mesmo inesgotável.
Aparecendo pela primeira vez em 1887 , na obra Um estudo em vermelho publicada  no Beeton’s Christmas Annual, Sherlock agora nos brinda com sua ilustre presença nas telonas de todo o país.
Sherlock Holmes e o jogo das sombras, ou simplesmente Sherlock 2, é novamente dirigido por Guy Ritchie, já que o mesmo dirigiu Holmes em 2009.
O filme possui todas as peças desta obra clássica da literatura britânica: o arqui-inimigo de nosso detetive Moriarty, Holmes e seu fiel escudeiro Watson e até Gladstone, o cãozinho experimento do detetive.
A história se passa em 1891 e uma onda de atentados aterroriza a Europa, criando um clima de tensão, principalmente entre França e Alemanha, que pode levar à uma guerra mundial.
Seguindo sua brilhante capacidade de dedução, Holmes acredita que o professor James Moriarty é o verdadeiro culpado de toda essa tensão...
O filme faz alusão à diversos livros diferentes de Sherlock Holmes, inclusive a cena da catarata, é do livro The final Problem, em que o autor decide dar um fim à história de Sherlock, pois ele acredita que o detetive priva sua mente de coisas melhores. Holmes e Moriarty aparentemente mergulharam às suas mortes nas Cataratas de Reichenback. A manifestação de desagrado do público fez com que o escritor trouxesse o personagem de volta, o qual retornou na história A casa vazia, com a explicação de que apenas Moriarty havia caído, mas como Holmes tinha outros inimigos perigosos, especialmente o coronel Sebastian Moran, ele fingiu estar "temporariamente" morto. Com isso, Holmes apareceu em um total de 56 pequenas histórias e quatro livros, escritos por Conan Doyle (ele apareceu em vários livros e histórias escritas por outros autores, inclusive na obra de Jô Soares, O xangô de Baker Street).
A película está repleta de efeitos especiais e em um ritmo acelerado, do tipo piscou perdeu, mas nem por isso deixa de ser divertido. Eu deduzi praticamente o filme inteiro... Por que?
Ele é elementar, meu caro Watson...

                                    
(Ilustração das cataratas: Sidney Paget)

Nenhum comentário:

Postar um comentário